Logo

O meu computador liga mas nao mostra imagem

Este problema é muito comum e pode ter várias origens.

O mais comum dos motivos é que não se conectou corretamente o monitor à tomada de vídeo adequada. Se o seu computador tem uma placa gráfica instalada, deve sempre conectar o monitor a uma saída de vídeo da própia gráfica e não à placa-mãe (motherboard). 

Se está a tentar conectar um cabo VGA (azul) e a sua gráfica não tem o conector respetivo, consulte o nosso artigo sobre a conversão de sinal de vídeo.

Se já comprovou a correta conexão do monitor, então é possível que algum componente não esteja bem encaixado no seu interior ou se tenha movido ao transportar o computador. Pela forma mecânica em que se faz, o ajuste de alguns componentes pode ceder muito levemente, mas o suficiente para que não façam bom contacto. Isto ocorre com os módulos de memória e inclusivamente com alguns processadores. Deve abrir o computador para comprovar:

  • Um módulo de memória mal colocado ou com um dano elétrico (normalmente por receber uma descarga de eletricidade estática), impedirá que o computador dê sinal de imagem, mas que arranque sem lançar beeps de alerta por avaria.
  • placa gráfica poderia estar ligeiramente solta do seu contacto elétrico. Acontece às vezes, porque têm dissipadores de calor pesados. Costuma ser suficiente ajustar a placa base com firmeza, mas sem forçar.
  • Um processador desencaixado pode provocar este mau funcionamento. É o caso de alguns computadores com processadores AMD, devido ao dissipador de calor que lhes é montado. Este é colado ao processador e pela sua forma e massa, às vezes move-se no transporte e termina deslocando o processador. 
  • Um defeito na placa mãe poderia fazer que o computador se ligue, mas sem dar sinal de imagem, nem avisar com "beeps". É pouco frequente que isto aconteça, no entanto, é possível.

Se for o caso de qualquer outra opção, e não pode verificar pessoalmente esses detalhes, deverá contactar com o nosso serviço de Apoio ao Cliente.