Logo

Como converter o sinal de imagem DVI a VGA?

Há uma possibilidade limitada de converter o sinal emitido por DVI (conector branco ou preto de 24 pins), da placa gráfica de um computador a VGA (conector azul de 15 pins). Isto relaciona-se com o facto do sinal DVI ser digital e o VGA analógico. No entanto, há vários tipos de conexão DVI e um deles é compatível com o standard VGA.

  • DVI-D: é a conexão FVI que só emite sinal digital. Os adaptadores DVI → VGA não encaixam fisicamente com este conector e a conversão não é possível.
  • DVI-I: é uma conexão dupla, que emite sinal digital e analógica em simultâneo. Dispõe de 24 pins standard e outros 4, no lateral. Estes 4 pins são os que emitem sinal analógico.

O standard VGA está a cair em desuso, apesar de ser tido em conta ainda por alguns fabricantes de monitores. As placas gráficas atuais podem ter um ou dois conectores DVI. Se tiver uma, será DVI-D e não se poderá utilizar adptador; pelo contrário, se tem duas, será uma de cada, e adaptáveis. Quando comprar o seu monitor, assegure-se das conexões que tem para evitar incidências - se tiver só uma entrada VGA, talvez não se possa conectar ao computador.

O standard DVI é um pouco mais complexo. Se necessita de conhecê-lo com mais profundidade, poderá ser-lhe útil ler este artigo na Wikipédia.